Como Montar o Levantamento das Necessidades de Treinamento da sua empresa?

Realizar o levantamento das necessidades de treinamentos é uma das atividades do profissional de RH, ou muitas vezes quando a empresa não possui a área de Gestão de Pessoas, este processo pode ser executado por uma empresa de consultoria na área de Gestão de Pessoas.

O Levantamento das Necessidades de Treinamento corresponde a um diagnóstico do que deve ser feito para que todos os colaboradores tenham conhecimento, habilidades e atitudes para bem executarem as suas atividades. Para tanto, três questões são fundamentais: a análise da organização, a definição do sistema de treinamento e o sistema de operações e tarefas.

Para realizar a análise da organização é necessário que se conheça a organização, seus objetivos, metas e filosofia de treinamento. No sistema de treinamento é necessário conhecer a força de trabalho, seus pontos fortes e fracos e na análise das operações e tarefas as informações básicas são o conhecimento da análise das habilidades, capacidades, atitudes, características pessoais exigidas pelo cargo.

1-   Diagnóstico Empresarial

Para a realização do diagnóstico empresarial é necessário saber:

  • Nome da empresa, ramo de atividade
  • História
  • Missão, visão, valores e objetivos
  • FOFA
  • Disponibilidade de recursos

2- Análise dos Recursos Humanos: O sistema de treinamento

Para a realização desta análise Pontual recomenda-se o conhecimento dos seguintes dados:

  • Número de empregados na classificação dos cargos
  • Número necessário de empregados na classificação dos cargos
  • Dados de identificação de cada empregado ( nome, escolaridade, qualificações)
  • Qualificação legal e nível de conhecimento requerida de cada colaborador pelo cargo
  • Atitudes requeridas de cada empregado em relação ao cargo
  • Nível de desempenho quantitativo e qualitativo
  • Nível de habilidades e conhecimentos de cada empregado para outros trabalhos
  • Potencialidades de recrutamento interno e externo
  • Tempo de treinamento necessário para novos colaboradores e colaboradores antigos
  • Índice de rotatividade e absenteísmo
  • Descrição de cargo

Com o conhecimento e análise dos recursos humanos é possível se desenvolver uma política de treinamento para a organização com objetivos, metas a serem alcançadas, recursos disponíveis para determinado período (dinheiro, facilidade, pessoal), competências disponíveis e necessárias.

A partir da política criam-se as determinações das necessidades de treinamento, desenho e implementação dos programas, identificação de colaboradores a serem treinados, realização dos treinamentos e a avaliação dos resultados.

Com a avaliação dos resultados é possível medir a efetividade dos treinamentos, se o programa foi bem sucedido, se esta atendendo as metas e os objetivos da organização e se esta melhorando o desempenho dos colaboradores.

3-    Análise das operações e tarefas: o sistema de aquisição de habilidades

Esta análise é feita ao nível do cargo, tendo como requisito as exigências do mesmo para a atividade na empresa. Para esta análise é necessário:

  • Padrões de desempenho para a tarefa do cargo;
  • Identificação das tarefas que compõem o cargo;
  • Como cada tarefa deverá ser desempenhada para alcançar os padrões da empresa;
  • As habilidades, conhecimentos e atitudes básicas para o desempenho de cada tarefa.

4.  Dicas de como Identificar Necessidades de Treinamentos:

  • Listar os treinamentos obrigatórios pelo Ministério do Trabalho.
  • Analisar treinamentos sugeridos nas Avaliações de desempenho.
  • Observação.
  • Questionários que podem ser aplicados com colaboradores.
  • Solicitação de supervisores e gerentes.
  • Entrevistas com supervisores e gerentes.
  • Reuniões interdepartamentais e coleta de sugestões.
  • Exame de empregados.
  • Modificação do trabalho.
  • Entrevista de desligamento.
  • Análise de cargos.
  • Relatórios periódicos.
  • Indicadores a priori: expansão da empresa, redução de empregados, mudanças de métodos e processos, faltas, licenças, férias, modernização e mudança de produção e comercialização
  • Indicadores  de desempenho

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