Tenho uma ideia de negócio, o que eu faço?
Será que vai dar certo?
Será que a minha ideia é viável?
São muitas dúvidas que cercam o empreendedor na construção da ideia do seu negócio, por isso selecionamos algumas dicas valiosas para você que está pensando nisso.
- Estude bastante e esteja preparado!
Ter conhecimento técnico sobre o negócio é um grande começo, assim como ter um plano para organizar a sua ideia.
Estude muito sobre o negócio e o mercado! Pesquise muito! Investigue! Analise demandas de mercado, busque técnicas assertivas de empreendedorismo, avalie tendências, índices de negócios, modelos de gestão e outros aspectos que influenciarão positivamente quando for gerenciar seu negócio no futuro.
Pesquise outros negócios semelhantes e pense no que o seu negócio pode se diferenciar das empresas atuais e que atenda as necessidades dos clientes.
Estude e aprenda um pouco mais sobre gestão e negócios!
2.Converse com quem pode te ajudar
Selecione algumas pessoas que você confia, que pode falar da sua ideia e que podem te ajudar a tornar o seu negócio uma realidade.
Procure pessoas por afinidades, amigos, colegas de trabalho, familiares ou que possuem experiências em outras áreas que podem te dar sugestões e visões diferentes da sua para o seu empreendimento.
Entidades, empresas de consultoria em gestão são uma ótima opção confiável, pois possuem especialistas em gestão e negócios.
Se o empreendedorismo surge da vontade de construir algo, o networking é um caminho para te ajudar a realizá-lo. Em um momento de seu projeto, por exemplo, a relação com fornecedores e parceiros será importante e essas fontes são fáceis de serem encontradas em centros de estudo de empreendedorismo. Ficar de fora é perigoso!
3. Pense grande, comece pequeno
Lembre-se que a sua ideia tem que se enquadrar ao mercado, desejos e necessidades dos clientes.
Pense grande, mas tome atitudes para que os objetivos sejam alcançáveis. Monte estratégias realistas, faça mensurações de pesquisa de mercado, prepare investimentos palpáveis para que a ideia sobreviva e ganhe força. Lembre-se que, melhor que uma boa ideia, é uma boa execução.
Planeje e teste seu negócio no produto mínimo viável e vá ampliando e testando o mercado.
4.Escolha ferramentas para te ajudar
Seja qual for o negócio, é necessário que o empreendedor conheça um pouco de Gestão e busque ferramentas que possam ajudar a construir o seu negócio, tornando-o o mais próximo da realidade.
Existem várias ferramentas que podem auxiliar você a planejar o seu negócio, tais como:
– A MODELAGEM DE NEGÓCIOS
– O PLANO DE NEGÓCIOS
– O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
No nosso site https://conectaeducacaocorporativa.com.br/conteudos-gratuitos/ tem várias informações e algumas ferramentas para você baixar.
Estudos apontam que as empresas que começam já com o seu planejamento por escrito realizado possui 80% de chances de assertividade e sucesso.
Gostou deste conteúdo?
Deixe os seus comentários e até a próxima!