A modelagem de negócios pode ser utilizada tanto para empresas já consolidadas, quanto no processo inicial de abertura de uma empresa. Modelar o negócio significa pensar, repensar, desenhar todo o seu negócio, analisando ele de forma macro para se pensar na viabilidade e sustentabilidade do mesmo.
Para modelar o negócio, geralmente uma das ferramentas utilizadas é o canvas que utiliza nove elementos das organizações: proposta de valor, parceiros chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo financeiro.
Sugerimos para todas as empresas que querem se manterem atualizadas, que utilizem esta metodologia, uma vez ao ano. E para pensar de forma mais criativa, o ideal é buscar profissionais com experiência e conhecimento de mercado, assim eles trazem o olhar de fora da sua empresa e somam em aspectos que as pessoas que estão internamente não conseguem enxergar. Também é importante convocar para este processo algumas pessoas chaves da empresa com funções e competências diferentes, desta forma consegue-se desenvolver a criatividade, participação e inovação.
Gostou da informação?