Recentemente ser Coach virou moda e temos várias pessoas focando as suas carreiras em ser Coach. Temos coach profissional, educacional, familiar, de emagrecimento, esportivo, entre outros. Então vamos entender um pouco neste artigo o conceito do termo e também a como os líderes empresariais podem incorporar o coach e utilizarem com a sua equipe.

O primeiro registro histórico, e mais aceito, data aproximadamente do séc. XVIII. Retrata a palavra koach como sendo uma metáfora, pois o coach seria o tutor de crianças, orientando-as pelos caminhos da aprendizagem. (PORTAL EDUCAÇÃO, 2012, p. 8)

O Coach poderá focar em todas as áreas tanto profissionais como pessoais de seu aprendiz, pois isso pode ser o ponto fragilizado que precisa ser identificado para um melhor desempenho do aprendiz.

A partir deste conceito surgiu no mundo organizacional a expressão “fazer coaching.”

Coach está aliado a prática de compromisso para apoiar a realização pessoal, a realização de metas e objetivos de cada indivíduo. O Coach precisa visualizar possibilidades caminhos para que seu cliente consiga seguir e atingir seus objetivos iniciais.

Hoje ser um Líder é um grande desafio no mercado de trabalho, pois lidar com pessoas exige um grande conhecimento em pessoas e habilidades comportamentais.

Para ser um Líder Coach, o primeiro passo é apostar no seu autoconhecimento e conexão interior. Lembre-se quanto mais você se conhecer, melhor será para conhecer o outro. Além disso, outra questão importante é conhecer e praticar muito a inteligência emocional.

A segunda etapa é conhecer bem a Estratégia da Empresa que atua, seu planejamento estratégico, missão, visão, valores e objetivos e desdobrar o planejamento em tático e operacional para repassar a sua equipe.

A terceira etapa é formar equipes de alto desempenho. Para isso, é necessário montar a sua equipe com as competências essenciais para o exercício das atividades, utilizar um bom processo de recrutamento e seleção, utilizar técnicas para conhecer a sua equipe, mapear os pontos fortes e fracos de cada colaborador, traçar metas e objetivos profissionais e pessoais.

Com esta análise será possível trabalhar o desenvolvimento da equipe, utilizando muito a comunicação assertiva, feedbacks, avaliação de desempenho e montagem de planos de ação individuais e de equipe. Para que esta etapa seja concluída é importante que se sejam seguidos alguns passos:

1º – Estabelecimento de uma relação de confiança;

2º – Definição de objetivos;

3º – Análise do estado das coisas;

4º – Elaboração do plano de ação;

5º– Monitoramento e acompanhamento.

O Líder Coach é aquele que motiva, aconselha, orienta e vai impulsionar seu colaborador, diferenciando seu modo de agir e pensar, é aquele que vai trazer muitas perguntas para que as respostas surjam do próprio colaborador. O Coach orienta o colaborador para que ele atinja seus objetivos e almeje seu futuro com organização e disciplina.

Entende-se que o Coach vem a modernizar os líderes, que antes estavam preocupados com resultados e hoje estão procurando se preocupar com as pessoas para as quais estão trabalhando. Sendo assim, o líder transmite a sua equipe tudo o que aprendeu com o processo de Coaching.

A empresa que investe com um processo de Coaching para os líderes acaba lucrando com isso, pois treina o líder e esse por sua vez transmite para sua equipe, todo o seu aprendizado, gerando resultados positivos.

Se você gostou deste artigo e quer tornar os seus Líderes em Líderes Coach, entre em contato conosco que enviaremos mais informações sobre o nosso curso in company ofertado na modalidade ead ou presencial.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

em alta

Posts relacionados

Líder Coach

Recentemente ser Coach virou moda e temos várias pessoas focando as suas carreiras em ser Coach. Temos coach profissional, educacional, familiar, de emagrecimento, esportivo, entre

Como inovar no meu negócio?

Se desacomode! Exatamente! Muitos empreendedores, após um período se acomodam, criam processos e dia após dia os repetem. Isso é natural do ser humano, após

Quero empreender e agora?

Tenho uma ideia de negócio, o que eu faço? Será que vai dar certo? Será que a minha ideia é viável? São muitas dúvidas que