- Se desacomode!
Exatamente! Muitos empreendedores, após um período se acomodam, criam processos e dia após dia os repetem. Isso é natural do ser humano, após um período na mesma atividade, a tendência do nosso cérebro é criar uma rotina e isso faz com que as pessoas “se acomodem”.
Com isso, os empreendedores param de pensar em inovação, em processos, produtos e serviços diferentes e as empresas param de crescer.
É necessário que o empreendedor queira mudar, inovar e esteja aberto a isso. Que ele consiga as vezes se distanciar do seu negócio, visitar novas empresas, chamar especialistas para olharem, avaliarem o seu negócio e principalmente que ele coloque em prática as mudanças.
2. Busque inovação fora ou crie uma equipe com autonomia
Para implementar um processo e uma cultura de inovação, pode-se começar buscando uma empresa de consultoria que possa auxiliar você a criar uma Política Interna contendo objetivos, regras e etapas.
Posteriormente é necessário criar um time novo, pequeno (1 a 4 pessoas) com autonomia e sem vínculos de amizades internas. Escolha pessoas por perfis diferentes, que se complementem.
Você pode conectar esse time a empresa de consultoria em inovação corporativa para mapear as dores, definir estratégias e objetivos além de condicioná-los a pensar e agir com a mentalidade de empreendedores e startups.
3. Inove na gestão de TI da sua empresa
Sabemos que a tecnologia está aí para conectar pessoas, automatizar processos e trazer escalabilidade para os negócios, por isso sua empresa deve estar tecnologicamente atualizada, acompanhando as transformações digitais e focado em buscar inovação.
Existem alguns estudos que apontam que 90% da tecnologia da maioria das empresas estão completamente ultrapassadas e custando infinitamente mais caras do que as tecnologias mais modernas de hoje. Desde links de internet, servidores de e-mails, equipamentos, softwares de gestão e de produtividade. Todos os equipamentos, softwares e a inteligência que você precisa para o seu negócio já existem melhores e mais baratos do que você usa atualmente.
Analise o que a sua empresa precisa e depende da tecnologia e pesquise empresas e profissionais que podem te auxiliar a evoluir nesta área.
4. Promova encontros com empreendedores e seus startups
Hoje são bem em alta eventos de startups. Para inovar, é uma ótima oportunidade criar um evento junto com a comunidade acadêmica e empreendedora da cidade.
Os empreendedores possuem problemas que as vezes, como estão diariamente em contato com os mesmos, não conseguem saná-los e startups têm vontade e, principalmente, a disponibilidade para entregar uma solução rápida e resolver um problema de forma simples.
Também é interessante promover ou participar de encontros de inovação e networking com demais empreendedores, isto ajuda a abrir a mente, compartilhar problemas e possíveis soluções para os negócios.
Fica a dica de procurar o Parque Tecnovates em Lajeado RS.https://www.univates.br/tecnovates/
5. Planeje e execute rapidamente
Muitos processos de inovação fracassam pela morosidade e burocracia em excesso. Por isso, nosso conselho é planeje e organize os processos rapidamente e execute.
A maioria das ideias são brilhantes mas constata-se que nas empresas de 100 ideias mirabolantes apenas 1 ou 2 são colocadas em prática. Com isso, queremos dizer que é necessário colocar em prática os planos para que eles tenham resultados.
Também é necessário saber lidar com os erros e acompanhar as ações e seus resultados.
6. Pense grande e comece pequeno
Os inovadores bem-sucedidos “pensam grande” considerando a gama completa de futuros possíveis. Uma das frases de um grande empreendedor, que criou um grande case de sucesso: “Um dia aprendi que os sonhos existem para se tornar realidade. E, desde aquele dia, já não durmo para descansar. Simplesmente durmo para sonhar.” ( Walt Disney)
Por isso, os inovadores, muitas vezes tem “pensamentos assassinos” para novos produtos e serviços que podem reescrever as regras e o negócio de uma companhia. Em contraste, os inovadores fracassados tendem a “pensar pequeno”. Eles assumem a postura de que a mudança radical não será necessária e que nada irá afetar o modelo do seu negócio no futuro.
7. Não tenha medo de mudar completamente seu negócio
Um bom exemplo que esta postura de mudança completa tem que ser pensada e terá que ser encarada com coragem é a história da Kodak. Em 1975 um grupo de engenheiros da empresa desenvolveu a primeira câmera digital do mundo que pesava quase 5 quilos e fazia fotos apenas em preto e branco. As previsões estimavam que a câmera digital poderia se tornar viável num horizonte de 20 anos, mas os executivos preferiram manter a estrutura e negócio atual de vender filmes do que romper com a realidade e olhar para o futuro. Como se sabe, alguns anos depois a concorrência fez o negócio ruir.
Por isso, concluímos que a mudança é inevitável para a prosperidade do negócio e o processo de inovação é a chave para o constante crescimento e sustentabilidade.
Gostou deste assunto?
Quer inovar e precisa de ajuda?
Vem tomar um café com a Conecta na Tecnovates Lajeado!