Como inovar no meu negócio?

  1. Se desacomode!

Exatamente! Muitos empreendedores, após um período se acomodam, criam processos e dia após dia os repetem. Isso é natural do ser humano, após um período na mesma atividade, a tendência do nosso cérebro é criar uma rotina e isso faz com que as pessoas “se acomodem”.

Com isso, os empreendedores param de pensar em inovação, em processos, produtos e serviços diferentes e as empresas param de crescer.

É necessário que o empreendedor queira mudar, inovar e esteja aberto a isso. Que ele consiga as vezes se distanciar do seu negócio, visitar novas empresas, chamar especialistas para olharem, avaliarem o seu negócio e principalmente que ele coloque em prática as mudanças.

2. Busque inovação fora ou crie uma equipe com autonomia

Para implementar um processo e uma cultura de inovação, pode-se começar buscando uma empresa de consultoria que possa auxiliar você a criar uma Política Interna contendo objetivos, regras e etapas.

Posteriormente é necessário criar um time novo, pequeno (1 a 4 pessoas) com autonomia e sem vínculos de amizades internas. Escolha pessoas por perfis diferentes, que se complementem.

Você pode conectar esse time a empresa de consultoria em inovação corporativa para mapear as dores, definir estratégias e objetivos além de condicioná-los a pensar e agir com a mentalidade de empreendedores e startups.

3. Inove na gestão de TI da sua empresa

Sabemos que a tecnologia está aí para conectar pessoas, automatizar processos e trazer escalabilidade para os negócios, por isso sua empresa deve estar tecnologicamente atualizada, acompanhando as transformações digitais e focado em buscar inovação.

Existem alguns estudos que apontam que 90% da tecnologia da maioria das empresas estão completamente ultrapassadas e custando infinitamente mais caras do que as tecnologias mais modernas de hoje. Desde links de internet, servidores de e-mails, equipamentos, softwares de gestão e de produtividade. Todos os equipamentos, softwares e a inteligência que você precisa para o seu negócio já existem melhores e mais baratos do que você usa atualmente.

Analise o que a sua empresa precisa e depende da tecnologia e pesquise empresas e profissionais que podem te auxiliar a evoluir nesta área.

4. Promova encontros com empreendedores e seus startups

Hoje são bem em alta eventos de startups. Para inovar, é uma ótima oportunidade criar um evento junto com a comunidade acadêmica e empreendedora da cidade.

Os empreendedores possuem problemas que as vezes, como estão diariamente em contato com os mesmos, não conseguem saná-los e startups têm vontade e, principalmente, a disponibilidade para entregar uma solução rápida e resolver um problema de forma simples.

Também é interessante promover ou participar de encontros de inovação e networking com demais empreendedores, isto ajuda a abrir a mente, compartilhar problemas e possíveis soluções para os negócios.

Fica a dica de procurar o Parque Tecnovates em Lajeado RS.https://www.univates.br/tecnovates/

5. Planeje e execute rapidamente

Muitos processos de inovação fracassam pela morosidade e burocracia em excesso. Por isso, nosso conselho é planeje e organize os processos rapidamente e execute.

A maioria das ideias são brilhantes mas constata-se que nas empresas de 100 ideias mirabolantes apenas 1 ou 2 são colocadas em prática. Com isso, queremos dizer que é necessário colocar em prática os planos para que eles tenham resultados.

Também é necessário saber lidar com os erros e acompanhar as ações e seus resultados.

6. Pense grande e comece pequeno

Os inovadores bem-sucedidos “pensam grande” considerando a gama completa de futuros possíveis. Uma das frases de um grande empreendedor, que criou um grande case de sucesso: “Um dia aprendi que os sonhos existem para se tornar realidade. E, desde aquele dia, já não durmo para descansar. Simplesmente durmo para sonhar.” ( Walt Disney)

Por isso, os inovadores, muitas vezes tem “pensamentos assassinos” para novos produtos e serviços que podem reescrever as regras e o negócio de uma companhia. Em contraste, os inovadores fracassados tendem a “pensar pequeno”. Eles assumem a postura de que a mudança radical não será necessária e que nada irá afetar o modelo do seu negócio no futuro.

7. Não tenha medo de mudar completamente seu negócio

Um bom exemplo que esta postura de mudança completa tem que ser pensada e terá que ser encarada com coragem é a história da Kodak. Em 1975 um grupo de engenheiros da empresa desenvolveu a primeira câmera digital do mundo que pesava quase 5 quilos e fazia fotos apenas em preto e branco. As previsões estimavam que a câmera digital poderia se tornar viável num horizonte de 20 anos, mas os executivos preferiram manter a estrutura e negócio atual de vender filmes do que romper com a realidade e olhar para o futuro. Como se sabe, alguns anos depois a concorrência fez o negócio ruir.

Por isso, concluímos que a mudança é inevitável para a prosperidade do negócio e o processo de inovação é a chave para o constante crescimento e sustentabilidade.

Gostou deste assunto?

Quer inovar e precisa de ajuda?

Vem tomar um café com a Conecta na Tecnovates Lajeado!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

em alta

Posts relacionados

Como inovar no meu negócio?

Se desacomode! Exatamente! Muitos empreendedores, após um período se acomodam, criam processos e dia após dia os repetem. Isso é natural do ser humano, após

Quero empreender e agora?

Tenho uma ideia de negócio, o que eu faço? Será que vai dar certo? Será que a minha ideia é viável? São muitas dúvidas que